· CONCEITO DE DESIGN THINKING
O Design Thinking consiste em uma abordagem crítica e criativa que centraliza a anulação de problemáticas e criação de soluções nos atores organizacionais, organizando as ideias para estimular os processos decisórios e a gestão do conhecimento. Essa metodologia de desenvolvimento possui o intuito de experimentar novas perspectivas a aprender com a execução, com ênfase nas necessidades, vontades e limitações dos clientes. Por isso, o seu principal objetivo está relacionado com a conversão de dificuldades em benefícios para os usuários, através da inclusão de valores nos produtos e serviços propostos.
Nesse sentido, como o Design Thinking é um instrumento de transformação multidisciplinar e intersetorial que proporciona as condições necessárias para maximizar os insights e reunir várias ideias distintas, vale ressaltar que essa metodologia necessita de mudanças na cultura organizacional. Essa alteração condiz com a adaptação às novas realidades que emergem no mercado de trabalho e, como consequência, modificam sua realidade, visando encurtar o tempo necessário para visualizar as demandas mercadológicas e propor resultados assertivos. Logo, é importante o incentivo à geração de relações produtivas e promoção de equipes com alta performance na condução dos projetos.
· PILARES DO DESIGN THINKING
O processo de design, independentemente da metodologia escolhida, ocorre através de uma abordagem estruturada que incentiva o aprimoramento de ideia por meio da livre reflexão e expressão do pensamento. Esse procedimento é realizado por imersão, para possuir um conhecimento completo sobre a organização, por ideação, para consolidar as ideias relevantes no alcance das melhorias necessárias, por prototipação, para realizar constantes testes com o intuito de obter feedbacks acerca de suas funcionalidades, e por realização, para desenvolver e integrar os produtos e serviços no mercado ao identificar os desafios e as suas soluções.
Logo, os processos de design devem apresentar flexibilidade na repetição das etapas mencionadas anteriormente, na alteração parcial ou completa das ideias e no equilíbrio sobre suas bases teóricas e práticas, sendo elas:
Viabilidade: entendimento, em uma perspectiva financeira, de até qual ponto a solução é viável para promover um modelo de negócio sustentável
Praticabilidade: compreensão da exequibilidade técnica dos produtos e serviços em um curto período de tempo, considerando a possibilidade tecnológica em sua execução.
Desejabilidade: orientação da criação e implementação dos projetos para os usuários envolvidos no contexto, analisando os processos valorativos e expectativas de uso que os clientes destinam às inovações propostas.
· ETAPAS DO DESIGN THINKING
Empatia: entendimento da necessidade do cliente, transformando observações em insights para, posteriormente, propor soluções eficientes ao usufruir da colaboração dos atores organizacionais, ou seja, da construção do conhecimento conjunto na visualização de uma oportunidade no mercado.
Colaboração: estímulo à construção coletiva das soluções, por meio de uma metodologia multidisciplinar de atuação em várias frentes do problema, com os participantes definindo, de maneira conjunto, o enfoque e idealizando as opções que visam solucionar a demanda dos usuários. Nessa etapa, vale ressaltar, é fundamental a compreensão da oportunidade decorrentes de momentos de convergência e divergência de ideias.
Experimentação: posteriormente a prototipação das melhores ideais, faz-se necessário a realização de testes de usuabilidade com os usuários, visando a análise da utilidade funcional que os produtos e serviços apresentam. Nessa etapa, os métodos de feedbacks variados possuem relevância na obtenção de dados acerca da funcionalidade do produto, para que os desenvolvedores utilizem os dados na melhoria do protótipo.
· OBJETIVOS DO DESIGN THINKING
O Design Thinking apresenta o objetivo de criar um ambiente propulsor de inovações, modificando a cultura organizacional e centralizando as atitudes dos atores organizacionais nos clientes, para que proponham produtos e serviços desejáveis para os consumidores. Essa metodologia aumenta a vantagem comparativa da organização, agregando os colaboradores de várias áreas e setores, valorizando os profissionais, mantendo a produtividade em níveis satisfatórios, integrando os desenvolvedores dos produtos e serviços e aumentando a eficiência das soluções para as demandas emergentes do mercado.
· APLICAÇÃO DO DESIGN THINKING
A aplicação da metodologia de Design Thinking na João Pinheiro Consultoria Júnior possibilitou que os seus atores organizacionais considerassem a perspectiva dos clientes que serão impactos pelos seus projetos. Além de conhecer as expectativas e demandas dos usuários, com o objetivo de aumentar os valores intrínsecos ao desenvolvimento dos produtos e serviços ofertados aos nossos clientes, adaptando-os as suas culturas organizacionais.
Ademais, o Design Thinking permitiu a compreensão de ideais, em uma perspectiva colaborativa e conjunta diretamente com os usuários das soluções, incentivando o engajamento dos envolvidos, seja os atores organizacionais internos ou externos, nos processos inovadores. Essa idealização também envolve os processos internos das organizações que são clientes da João Pinheiro Consultoria Júnior, pois incluem os seus membros em todas as etapas da elaboração de nossos projetos. Por exemplo, desde o momento de mapeamento dos fluxos lógicos e sequenciais dos processos organizacionais até o redesenho dos processos, identificando as limitações e oportunidades das melhorias.
· REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARRUDAS, Mariana. O que significa Design Thinking?. Agência USP de Inovação, 2020. Disponível em http://www.inovacao.usp.br/o-que-significa-design- thinking/. Acesso em 02 out. 2022.
Design Thinking: ferramenta de inovação para empreendedoras e empreendedores. Endeavor Brasil, 2021. Disponível em: https://endeavor.org.br/tecnologia/design-thinking-inovacao/. Acesso em 02 out. 2022.
Entenda o conceito de design thinking e como aplica-los aos negócios. Sebrae, 2014. Disponível em https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/design- thinking-inovacao-pela-criacao-de-valor-para-o- cliente,c06e9889ce11a410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em 02 out. 2022.
WOEBCKEN, Cayo. Design Thinking: uma forma inovadora de pensar e resolver problemas. Rockcontent Blog, 2019. Disponível em https://rockcontent.com/br/blog/design-thinking/. Acesso em 02 out. 2022.
Autor: Luis Henrique Machado de Oliveira
Estudante de Administração Pública | Fundação João Pinheiro
Assessor Comercial da João Pinheiro Jr