Seguindo a ideia de melhoria contínua (kaisen), já aplicada em metodologias como o Diagrama de Ishikawa e o PDCA, a formação continuada tem um papel fundamental no crescimento das organizações.
Para o crescimento de uma organização é fácil compreender a função do aumento das vendas, da qualidade dos produtos e serviços oferecidos e na eficiência dos processos internos. Entretanto, muitos se esquecem do papel do desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Para o crescimento saudável e eficaz de uma instituição, é importante conciliar a melhoria nos serviços e produtos (outputs) e dos processos internos com a capacitação de pessoal.
Formação continuada
Em processos seletivos ou concursos públicos, são feitas filtragens que permitem selecionar os candidatos com o perfil desejado pela empresa, tendo as características e qualificações desejadas em um momento inicial. Todavia, com o passar do tempo existe a tendência de acomodação do colaborador, uma vez que este desempenha suas funções da forma que já sabe. Ainda que essas funções sejam bem desempenhadas, para progredir é necessário que os envolvidos sejam capazes de avaliar a forma de execução e modificá-la, quando necessário, para atender novas demandas ou melhorar o serviço executado. Dessa maneira, para sair desse ciclo e progredir no desenvolvimento da empresa, é de fundamental importância que as pessoas envolvidas sejam treinadas e capacitadas de tempos em tempos.
Esse treinamento não significa ensinar as mesmas atividades repetidas vezes, como um curso de reciclagem, mas sim uma capacitação em novas habilidades e tecnologias, promovendo uma qualificação cada vez mais ampla e complexa entre os colaboradores. Assim, é criada uma condição nas equipes de trabalho que permite uma mudança na forma de execução do trabalho, a implementação de uma nova tecnologia, a diversificação dos produtos e serviços e uma melhora na qualidade dos mesmos.
No campo de públicas, existem áreas importantes de capacitação que aumentam o potencial de uma equipe. Dentre elas, estão:
• Instrumentos orçamentários: plano plurianual (PPA), diretrizes orçamentárias (LDO) e os orçamentos anuais (LOA);
• Compras públicas: processo licitatório e trâmites envolvidos;
• Gestão de documentos e processos;
• Planejamento Estratégico.
Caso tenha se interessado por alguma dessas áreas da formação continuada e deseja aplicar em sua organização, entre em contato conosco para receber uma avaliação gratuita de quais serviços e capacitações que a João Pinheiro Jr. pode te ajudar!
Autor: Filipe Leopoldino de Magalhães
Estudante de Administração Pública | Fundação João Pinheiro
Assessor de Projetos da João Pinheiro Jr.