Talvez você já tenha ouvido falar em Plano de Desenvolvimento Individual, ou PDI. Nada mais é do que um planejamento que é feito para ajudar a desenvolver as competências de uma pessoa! Nas organizações ele pode ser realizado pelo setor de Recursos Humanos e geralmente os objetivos individuais estão alinhados com a visão da organização. O PDI é uma ferramenta estratégica que monitora indicadores da evolução da pessoa e também os resultados que essa evolução pode gerar para a organização como um todo. Amplamente utilizado no setor privado, está sendo implementado no setor público e tem gerado bons resultados, como é o caso do Programa de Desenvolvimento de Líderes, o PDL, iniciativa do Governo de Minas.
Mas agora vamos ao que interessa: como desenvolver um PDI? É necessário seguir alguns passos:
1. Delimitar um objetivo: onde você quer chegar com esse Plano de Desenvolvimento?
2. Identificar as competências necessárias: segundo McClelland (1973), psicólogo americano e autor da publicação Testing for competence rather than intelligence, competência significa um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que credenciam um profissional para o desempenho efetivo de uma tarefa específica. Pensando nisso, quais competências você gostaria desenvolver?
3. Definir a duração do seu plano: em quanto tempo você pretende executar esse plano?
4. Avaliar como você desenvolverá as competências selecionadas: quais ações devo ter para desenvolver as competências que pretendo desenvolver?
5. Estipular metas e prazos: aqui um possível auxílio é o uso de indicadores. Não é mandatório, mas uma ferramenta muito boa para ajudar. Na estipulação de metas é importante pensar em fazer metas que sejam ao mesmo tempo desafiadoras e factíveis. Aonde quero chegar e quanto tempo tenho para isso?
Em todos os passos é importante alinhar as metas da organização com as metas individuais. Deseja levar o PDI para a sua organização ou ficou com alguma dúvida? Fale com a João Pinheiro Jr, nós podemos te ajudar!
Autora: Milena Leão Rago