O plano de ação é parte da gestão de processos, sendo uma ferramenta essencial para atingir os objetivos de uma empresa, ao realizar o planejamento do cronograma, estabelecer prazos e a responsabilidade de cada um na execução das tarefas. De maneira formal, é uma forma de documentação para que se possa ter as visões dos processos e quais são os pontos que precisam de melhorias. Segundo a referência Indicadores de desempenho: dos objetivos à ação – Métodos para elaborar KPIs e obter resultados”, Andresa Francischini e Paulino Francischini (2007) definem os planos de ação como:
“Atividades que devem ser realizadas para causar uma alteração nos indicadores de desempenho monitorados e seu Valor Atual se aproximar da Meta. Em outras palavras, os planos de ação devem ter uma relação clara de causa e efeito com o objetivo que a empresa pretende atingir, caso contrário todo o recurso gasto no plano de ação ficará inócuo”
Assim, é possível realizar uma gestão de metas eficiente para acompanhar o andamento e os resultados dos projetos. Abaixo segue apenas um dos milhares de exemplos de como pode ser formalizada o controle por meio de tabelas e planilhas eletrônicas.
Tabela 1: Plano de Ação
Fonte: Guia para gestão de processos coletânea de inovação e modernização na gestão pública de Minas Gerais, edição 2.
Dessa forma, existem diferentes metodologias para ajudar na criação e elaboração do plano de ação, seu projeto e processos. As principais ferramentas utilizadas são o Diagrama de Ishikawa, ciclo PDCA e a ferramenta 5W2H, tais ferramentas possuem pontos positivos e negativos, então, é necessário buscar orientações de quais modelos podem se adequar da melhor forma para a sua empresa ou também município. Portanto, para que sua organização possa executar o seu plano de ação com a máxima eficácia e, assim, poder minimizar erros na execução entre em contato com a João Pinheiro Jr. para receber uma consultoria de excelência. Entre em contato conosco!
Autor: Lucas Valença | Vice-Presidente da João Pinheiro Jr.
Estudante de Administração Pública | Fundação João Pinheiro