Para discutirmos a importância do gerenciamento de projetos, primeiramente, é necessário definir o que seria um projeto. Na concepção do Project Management Institute (PMI), projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. Portanto, a natureza de um projeto indica que eles têm um início e um término bem definidos.
Dentro de uma organização, os projetos impulsionam mudanças de um estado presente para um estado futuro desejável. Para isso, são estabelecidas atividades dentro de etapas a fim de alcançar determinadas mudanças. A figura a seguir exemplifica bem essa situação:
Assim, para que ele seja bem executado, é de fundamental importância que a gestão de projetos seja bem-feita.
Gerenciamento de projetos é a utilização de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em suas etapas com a finalidade de cumprir os seus objetivos. Ele é realizado através da aplicação e integração apropriada de seus processos.
A importância do gerenciamento se dá uma vez que ele permite que as organizações:
• Cumpram os objetivos organizacionais;
• Satisfaçam as expectativas das partes interessadas (clientes e colaboradores);
• Aumentem suas chances de sucesso;
• Entreguem os produtos certos no momento certo, respeitando os prazos definidos;
• Otimizem o uso dos recursos organizacionais;
• Identifiquem, recuperem ou eliminem projetos com problemas;
Sem contar que evita o retrabalho, estouros no orçamento, expansão descontrolada no projeto, insatisfação das partes e perda de reputação da empresa.
Autor: Filipe Leopoldino de Magalhães