Políticas Públicas

A criação de novas Políticas Públicas que atendam às demandas da população depende de uma avaliação diagnóstica eficiente, além de uma implementação monitorada e uma análise de resultados que teste a sua eficiência. A não realização de uma dessas etapas pode resultar em uma política frágil que não apresenta resultados ou não atinge seu público alvo, sugando recursos da gestão. A falta de mão de obra para a realização do diagnóstico anterior à elaboração de uma política também costuma ser um problemas recorrente para a administração pública. Assim, a João Pinheiro Jr. apresenta os seguintes auxílios:

DIAGNÓSTICO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

O processo de construção de uma política pública é extremamente delicado e essencial no contexto da Administração Pública. As demandas da sociedade são infinitas e os recursos são finitos, o que demanda dos agentes públicos um planejamento altamente qualificado de suas políticas públicas. A partir de dados secundários (já consolidados por órgãos de pesquisas) e primários (coletados em entrevistas e aplicação de questionários), construímos um diagnóstico com análises bastante robustas e sugestões personalizadas, acerca da demanda apresenta por nossos clientes, de modo que seja possível a criação de políticas mais assertivas e eficientes no atendimento da população.

AVALIAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO

No ciclo de políticas públicas, a fase de implementação é uma das que possui maiores desafios, ao garantir que a política deixe de ser um plano e passe a ser de fato executada. É de extrema importância que os processos de implementação da política pública estejam de acordo com o planejado e estejam alcançando seus objetivos, para que essa ação do governo tenha êxito ao seu final. A avaliação de implementação permite, por meio de pesquisas e estudos junto aos gestores, implementadores da política e público alvo, gerar uma análise crítica sobre o que está sendo executado, além da construção de sugestões e propostas de melhoria, que possibilitam mudanças estratégicas no trajeto da política antes do fim da sua implementação.

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

Mensurar os resultados de um política é extremamente importante para que se possa compreender as falhas e sucessos dessa política pública, mas é algo bastante complexo e nem um pouco trivial. Por meio de metodologias consolidadas no cenário da Administração Pública, a Avaliação de Resultados é construída, a partir de dados fornecidos pelos implementadores e gestores da política, mas também pela visão dos beneficiários, a fim de explicitar pontos de atenção e pontos de êxito do projeto público. Nessa Avaliação, são contempladas questões relativas a orçamento, atendimento ao público-alvo, alcance dos objetivos, entre outros, o que fornece insumos para a Administração Pública na criação de novas políticas ou manutenção dessas.

Além dos produtos específicos citados acima, também prestamos serviços personalizados que se adequem especificamente à necessidade do cliente.