Planejamento Estratégico e Ferramentas: BSC

Criado em 1992, por Robert S. Kaplan e David P. Norton, o Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de gestão estratégica que preza pela criação de indicadores capazes de facilitar e acompanhar o progresso da organização em sua estratégia. Objetivado principalmente para alinhar seu planejamento estratégico com suas atividades rotineiras, transforma em metas palpáveis para toda equipe a missão e a visão da organização que podem ser muito abstratos, e assim possibilita a canalização dos esforços para um objetivo. Os indicadores são possíveis pela combinação de perspectivas diferentes dos setores da organização e pelo conhecimento das oportunidades e desafios da mesma, como possibilitado por ferramentas como a matriz SWOT , e se mostram como um trabalho conjunto da equipe.

O BSC é formado por quatro perspectivas: clientes, financeira, perspectiva de aprendizado e crescimento e processos internos; e por meio da integração deles criar uma estratégia de desenvolvimento de médio ou longo prazo. A primeira é composta pelo monitoramento alinhamento entre a organização e seu mercado, o valor entregue ao cliente, como satisfação e qualidade. O segundo é pensado principalmente com base na receita e produtividade; o seguinte é relativo à capacitação, aprimoramento de habilidades e o desenvolvimento da organização. O último permite a melhora de processos internos e a performance da organização em seu ambiente.

Para a criação das metas é importante a participação do maior número possível de gestores para se ter objetivos pertencentes a todos os departamentos; além disso ter metas práticas e realistas, evitando indicadores abstratos ou fora das possibilidades da organização.

Por fim, a disseminação do produto dessa discussão deve ser realizada de modo que todos compreendam a importância das metas e sua relação direta com o grande objetivo da organização; e um constante feedback e revisão permitindo o aprimoramento dos indicadores e metas de modo a melhor refletir a pretensão da
organização.

A João Pinheiro Júnior tem profissionais competentes capazes de fazer o planejamento estratégico da sua organização.Entre em contato conosco!

Autora: Ana Chaib

Leave a Reply