4 benefícios de se conhecer e ter mapeados os seus processos

 

Processo é o nome dado a uma sequência de atividades desempenhadas dentro de uma organização que tem como consequência um produto final. Esse produto pode representar a finalidade organizacional ou um meio para atingi-la, tendo se como exemplo o registro do estatuto daquela organização, que garante que ela continue existindo, sem pendências na lei. No setor público, o conceito de processo também não é diferente, mas o seu produto atinge um número maior de pessoas.
Nesse contexto, entra, também, o conceito de mapeamento de processo, que é a sistematização das atividades dos processos executados na organização e reflete significativamente na sua comunicação e produtividade. Diante disso, trazemos os 4 benefícios de se conhecer e ter mapeados os processos da sua organização.
Identificação de Problemas
Ao se mapear um processo é possível perceber barreiras operacionais, os gargalos, que estão intimamente ligados à redução da capacidade produtiva do processo como um todo. Permitindo assim, um número inestimável de melhorias após a identificação desses problemas.
Formalização do conhecimento
Com o processo mapeado, qualquer um é capaz de conhecer o procedimento a ser realizado. Além disso, permite uma unicidade no entendimento dos servidores, tornando difícil uma interpretação errônea, tomando-se o exemplo dos POPs (Procedimentos Operacionais Padrão), que são a descrição de forma detalhada e consecutiva das atividades de um processo.
Otimização e aumento produtivo
Quando se conhece e se tem sistematizado um processo, torna-se mais fácil a identificação de pontos fortes, fracos e de melhoria. E, a partir disso, pode-se otimizar o processo, eliminando atividades desnecessárias ou adicionando etapas.
Padronização e aumento da qualidade
O mapeamento dos processos permitirá uma maior padronização, que é a definição, unificação e simplificação, feita de forma racional, do processo. E, como consequência, promoverá um aumento da compatibilidade do produto ou serviço da organização com o seu público-alvo, pois evita custos extras, atrasos e a propagação de erros e vícios.

Ficou interessado? A João Pinheiro Júnior pode te ajudar! Realizamos o mapeamento dos processos da sua organização com excelência, permitindo que seja possível a identificação dos pontos de melhoria do processo.

Entre em contato conosco!

Leave a Reply