Por que fazer o planejamento estratégico da sua organização?

O processo de planejamento estratégico consiste em definir o padrão de comportamento de uma organização, isso é, produtos e serviços que pretende oferecer e nichos de mercado que pretende abranger. Dessa forma, elabora-se a maneira mais eficaz – que despende menos recursos e possui o melhor resultado – para atingir os objetivos organizacionais.

É importante que a sua organização possua suas estratégias bem traçadas para seu maior alinhamento, melhor conhecimento sobre clientes e concorrentes – o que a torna mais competitiva no mercado, maior comprometimento dos colaboradores para atingir os objetivos e aumento da eficiência da tomada de decisões, uma vez que já se sabe o que elas visam.

No campo de públicas o planejamento possui metas diferentes, dado que as organizações não visam ao lucro e nem são qualificadas de acordo com perda e ganho monetário, mas se baseiam no atingimento de objetivos sociais no ambiente em que atuam.

Sendo assim, o planejamento estratégico passa a ter como etapa principal, além da identificação das missões, a elaboração do orçamento e controle, dado que o principal objetivo do processo é, normalmente, a coerência das despesas com a receita estimada. Somado a isso, o orçamento público possui limitações maiores que o privado, sendo ainda mais importante que haja eficácia na alocação de recursos.

Na João Pinheiro Jr. temos profissionais qualificados dispostos a te ajudar na elaboração de um planejamento estratégico eficiente e que torne o alcance dos objetivos cada vez mais próximo.

Para saber mais, entre em contato conosco!

Autoria: Natália Toledo