Gestão por processos: caminho para inovação do setor público

Diante das demandas cada vez maiores da população não só por mais mas também por melhores serviços públicos, vê-se a necessidade de uma gestão mais eficiente. Dessa forma, a tendência atual é de inovação do setor público que pode ser alcançada pela gestão por processos.

A gestão por processos diz respeito a uma visão sistêmica da organização a qual reconhece a interdependência entre os diversos setores que combinam esforços em busca do objetivo comum da organização, ou seja, a fim de alcançar sua missão. A análise de processos busca compreender o funcionamento da organização a fim de definir adequadamente as responsabilidades e funções de cada um, podendo eliminar atividades redundantes e prever melhor o uso de recursos e a solução de problemas.

Dentre os vários benefícios da gestão por processos estão o aumento da eficiência no emprego dos recursos disponíveis, diminuindo custos; a redução de tempo gastos em atividades rotineiras e o aumento da eficácia nos seus resultados, melhorando assim, a qualidade dos serviços prestados.

Nesse sentido, a execução dos processos pode ser aprimorada por meio de um Redesenho de Processos o qual se caracteriza pelo mapeamento da situação atual e pela identificação de possíveis gargalos e pontos de melhoria, buscando otimizar desempenho da organização.

Desse modo, a gestão de processos, que começa com o reconhecimento e a análise de todos os processos em uma organização, é o passo inicial para se alcançar o desenvolvimento de um sistema de gestão organizacional de excelência.

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Autora: Maria Laura Gontijo